27 de novembro de 2011

Um Computador em forma de Mala


A contracultura dos gadgets acaba de ganhar mais um rebelde: a mala da foto acima que, na verdade, não é uma mala. O aparelho é o Radius, um tudo-em-um que não segue as tendências de magreza e arrojo eletrônicos de Apple, Sony, Samsung e companhia.
O aparelho, que pode ser considerado uma workstation, vem em várias versões e modelos. Todos eles têm o mesmo desenho e tamanho e vêm com um teclado e um mouse integrados, assim como um drive de DVD-RW. A tela também não muda. O display de LCD tem 17 polegadas, com resolução de 1920 x 1200 pixels.
A melhor versão do modelo IP55 tem processador Intel Core i7 de 2,93 GHz e memória RAM DDR3 de 16 GB. O armazenamento interno pode chegar a até 9 TB juntando HDs de 500 GB. As conexões são 13 portas USB 2.0, uma eSata, uma Gigabit Ethernet, duas S/PDIF e seis portas de áudio analógicas.
Os outros modelos têm especificações parecidas. O melhor AX58 tem processador Intel Core i7 de 3,2 GHz, memória RAM DDR3 de 24 GB e armazenamento de até 9 TB. Nas conexões, ele ganhou duas portas USB 3.0 e perdeu uma S/PDIF e uma eSata em relação ao IP55.
O topo de linha do último modelo da série, o M785, tem um AMD Phenon II X4 de 3,4 GHz, memória RAM DDR3 de 16 GB. A maior mudança é a placa de vídeo dedicada, inexistente nos dois irmãos. O modelo é uma ATI Radeon HD 4200 com 128 MB de memória dedicada. Ele tem uma porta para cada um dos seguintes padrões: D-SUB, HDMI, eSata, Gigabit Ethernet e S/PDIF. Além disso, há nove USB 2.0 e seis portas de áudio analógicas.

21 de novembro de 2011

O que é um Virus de computador???

Quem nunca teve seu computador infectado por algum tipo de vírus? Mas, afinal, o que são vírus de computadores? Hoje existe uma infinidade desses programas nocivos que recebem esse nome pelo fato de se assemelharem a vírus reais ao se multiplicarem com facilidade.
Além da multiplicação rápida, os vírus de computadores necessitam de um hospedeiro, aguardam a hora ideal para atacar e procuram se esconder para que não sejam exterminados. Esses vírus desenvolvidos por programadores infectam o sistema e utilizam várias formas para se espalharem para outros computadores.

Até algumas décadas, os vírus contaminavam outros computadores através do uso de disquetes, por exemplo. Com o advento da internet, atualmente, eles podem se espalhar para o mundo todo em questão de minutos. Anexos inseridos em e-mails são hoje o modo mais corriqueiro de propagação dos vírus. Basta apenas um clique para que o sistema esteja infectado.

Depois de contaminar o computador, o vírus executa tarefas diversas, que podem chegar até à eliminação de um sistema operacional inteiro. Entretanto, vale destacar que os vírus não são capazes de prejudicar o hardware do computador, pois eles se constituem em softwares. Sendo assim, é impossível que eles quebrem ou queimem partes físicas dos computadores.
Em 1983 um pesquisador americano deu o nome de vírus de computadores aos programas nocivos. Entretanto, acredita-se que o primeiro vírus tenha surgido em 1987 com o nome de “Brain”.
Dados de 2005 da International Security Association (ICSA) já mostravam que eram criados cerca de 400 novos vírus por mês, o que impede que os internautas estejam completamente livres desses programas maliciosos.
Hoje há uma grande variedade de antivírus, softwares utilizados para proteger os computadores. O importante é que o usuário tenha em mente que deve manter sempre o antivírus atualizado!!!

7 de novembro de 2011

Montando um testador de portas USB

Hoje venho aqui para deixar para o pessoal um esquema de um testador de portas USB barato e simples de montar. Com as portas que ficam atrás do computador não há problema algum já que todas são montadas direto na placa-mãe, o problema é nas portas USB frontais da máquina. 

Acontece que estas portas frontais são montadas manualmente conectando os fios na placa-mãe (exceção das máquinas que apresentam painel frontal com adaptador impedindo montar de forma errada), seguindo o esquema a seguir:
O padrão de cores de uma porta USB é:
- VCC: Vermelho, +5V;
- DATA-: Branco, fio de dados;
- DATA+: Verde, fio de dados;
- GND: Preto, 0V 

Para fazer o testador você vai precisar de:
- 3 LEDs de cores diferentes (Verde, Amarelo e Vermelho);
- 3 resistores de 390Ω e 1/4W;
- 1 conector USB;
- Placa perfurada;
- Ferro de solda e estanho para solda; 

O circuito:
O esquema do circuito é muito simples, veja só:
Separe os fios que saem do seu conector USB caso esteja reaproveitando ele de algum cabo velho e ligue conforme o esquema acima.

Como funciona:
Quando você conectar o testador na porta USB, o LED verde deve acender indicando conexão correta dos fios de alimentação (fios preto e vermelho), Após isso o LED amarelo vai piscar 3 ou 4 vezes indicando que o computador está tentando se comunicar com ele, a seguir vai aparecer uma mensagem de dispositivo não reconhecido. Caso isso ocorra sua porta USB foi montada corretamente.





4 de novembro de 2011

Teclas de atalhos do Windows 7

 Na postagem de hoje venho liberar alguns atalhos do Windows 7, tudo se tornam mais fácil e rápido de ser executado quando se utiliza um atalho do teclado, então selecionei uma lista de atalhos que irão ser úteis no dia-a-dia, vários deles eu utilizo diariamente como os de alinhamento da tela que utilizo para deixar 2 telas alinhadas em lados opostos no monitor, isso ajuda muito quando precisa-se trabalhar em uma tela mas verificar os dados em outra. Chega de papo, vamos aos atalhos:
 Windows + Seta para cima: Maximiza a janela;
Windows + Seta para baixo: Restaura a janela quando maximizada. Caso não esteja maximizada, o comando minimizará a janela;
Windows + Seta para esquerda: Alinha a janela atual à esquerda da tela;(utilizo muito esse e o que vem a seguir)
Windows + Seta para direita: Alinha a janela atual à direita da tela;
Windows + "+": Aumenta o Zoom na tela;
Windows + "-": Diminui o Zoom na tela;
Windows + "P": Abre o menu mostrando as opções de monitores e projetores; (utilizo muito esse também)
Windows + Home: Minimiza todas as janelas, menos a atual;
Windows + Barra de espaço: Torna todas as janelas transparentes com objetivo de visualizar a área de trabalho;
Windows + Shift + Seta para esquerda: Move a janela atual para o monitor da esquerda no caso de haver mais de 1 monitor no mesmo computador;
Windows + Shift + Seta para direita: Move a janela atual para o monitor da direita no caso de haver mais de 1 monitor no mesmo computador;
Windows + D: Restaura todas as janelas abertas para mostrar a área de trabalho;
Windows + E: Abre o Windows Explorer; (atalho clássico)
Windows + F: Para iniciar pesquisa no Windows;
Windows + L: Coloca o computador em Modo de Espera;
Windows + M: Minimiza todas as janelas;(mais um clássico)
Windows + PauseBreak: Abre as "Propriedades do Sistema";(muito utilizado desde o XP)
Windows + R: Abre a caixa de diálogo "Executar";(quem trabalha com informática sabe decora esse rapidinho)
Windows + U: Abre o Gerenciador de Utilitários;   
Alt + P: Mostra ou esconde a janela de pré-visualização no Windows Explorer;
Windows + Tab: Mostra uma pré-visualização das janelas abertas em 3D;
Ctrl + Windows + Tab: Mostra uma pré-visualização das janelas abertas em 3D, mas exibe também quando as teclas livres.
Windows + (número): Executa os programas da barra de tarefas de acordo com a ordem dos programas configurados;
Windows + T: Mostra mini-visualizações dos programas sendo executados na barra de tarefas sem ser necessário passar o mouse por cima.
Alt + Seta para esquerda: Volta à janela anterior;
Alt + Seta para direita: Avança para a janela seguinte, caso já tenha voltado uma janela;
Ctrl + Roda do mouse: Troca o tamanho ou modo de visualização atual;
Sem deixar de lembrar dos clássicos, mas muito úteis:
Alt + F4: Fecha a janela atual;
Alt + Tab: Alterna a visualização entre as janelas abertas;
F1: Abre os tópicos de ajuda;